Sunak está em Belfast para vender novo acordo do Brexit

b1bet site2024-04-29 21:22:32335

Logotipo Reuters

Por Sachin Ravikumar e Kylie MacLellan

 

 

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, estava na Irlanda do Norte nesta terça-feira para vender seu novo acordo com a União Europeia para facilitar o comércio pós-Brexit, uma medida que ele espera que finalmente quebre o impasse político na província.

Sunak está tentando garantir o apoio de todos os lados na Irlanda do Norte para que ele possa restabelecer as relações com a UE -- e os Estados Unidos -- sem irritar os parlamentares de seu próprio partido e em Belfast que são mais comprometidos com o Brexit.

Seu acordo busca resolver as tensões causadas pelo protocolo da Irlanda do Norte, um acordo complexo que estabeleceu regras comerciais para a região governada pelo Reino Unido que Londres concordou antes da saída da UE em 2020, mas agora diz que são impraticáveis.

A fim de manter aberta a fronteira politicamente sensível com a Irlanda, membro da UE, a Irlanda do Norte permaneceu no mercado único de mercadorias da UE, aumentando a perspectiva de que lentamente divergiria do resto do Reino Unido, o que alimenta temores nas comunidades unionistas.

Sunak disse que seu acordo, o Windsor Framework, vai fortalecer a união, acabar com as regras que afetavam tudo, desde a importação de salsichas a sanduíches, e dar aos parlamentares mais poder de decisão sobre as regras e regulamentos que recebem de Bruxelas.

"Essa é uma conquista enorme, incrivelmente poderosa. E espero que as pessoas possam ver isso", disse ele à BBC Radio.

O sucesso do acordo provavelmente dependerá de convencer o Partido Unionista Democrático (DUP) a encerrar seu boicote aos acordos de compartilhamento de poder da Irlanda do Norte. Estes foram fundamentais para o acordo de paz de 1998, que acabou em grande parte com três décadas de violência sectária e política na Irlanda do Norte.

O líder do DUP, Jeffrey Donaldson, disse que sua primeira leitura do acordo sugere que ele daria à assembleia regional de Stormont o poder de rejeitar as regras da UE que não deseja, fornecendo alguma garantia sobre sua principal preocupação com a soberania.

Mas é provável que o partido leve algum tempo antes de chegar a uma conclusão, enquanto membros do European Research Group, que reúne parlamentares conservadores pró-Brexit, trabalharão com advogados para examinar os detalhes antes de dar um veredicto.

Questionado se imporia as novas regras à Irlanda do Norte sem o apoio do DUP, Sunak disse que não se tratava de "qualquer partido político".

"Trata-se do que é melhor para as pessoas, comunidades e empresas da Irlanda do Norte e este acordo fará uma diferença extremamente positiva para eles", afirmou.

A medida é uma aposta de alto risco para Sunak, com apenas quatro meses no cargo. A maioria dos jornais britânicos elogiou seu feito de conseguir que a UE suavizasse sua posição, ao mesmo tempo em que dizem que o sucesso só viria com a retomada da assembleia de compartilhamento de poder na Irlanda do Norte.

Uma vitória fortaleceria o domínio de Sunak sobre seu Partido Conservador e permitiria que ele superasse a questão mais espinhosa de sua agenda enquanto busca alcançar o Partido Trabalhista, de oposição, agora bem à frente nas pesquisas de opinião, antes de uma eleição nacional prevista para 2024.

Endereço deste artigo:http://sucyja131.gydoa.com/html/30a199095.html
Aviso de direitos autorais

Este artigo representa apenas a opinião do autor e não representa a posição deste site。
Este artigo foi publicado com permissão do autor e não pode ser reproduzido sem permissão.。

Popular em todo o site

Açúcar: Altas de cerca de 3% do petróleo dão suporte para NY e Londres nesta...

Open da Austrália: Djokovic sofre, discute com o público, mas apura

Lawrence O’Donnell Gives Trump Lawyer Alina Habba A Damning New Title

vodafone idea share price: 9

Global Affairs 'aware of reports' of missing Canadian in Gaza Strip

Sudan Suspends Ties With East African Bloc for Inviting Paramilitary Leader to Summit

Dad ‘couldn’t be more proud’ after son’s dream school acceptance

Deepfakes a 'Weapon Against Journalism,' Analyst Says

Ligações